Quando você escreve uma nova postagem para seu blog, há alguns cuidados que você deve tomar para garantir que o seu artigo atenda alguns critérios de qualidade do Google. Fazendo dessa forma, você terá mais chances de que seu artigo fique bem posicionado nos resultados do Google. O melhor é que são dicas simples de seguir, bastando você se acostumar a sempre realizá-las em seus próximos artigos.
Introdução
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias para que seu artigo fique mais bem posicionado nos resultados dos buscadores, especialmente o Google.
Há técnicas “on page” (que são as realizadas em seu próprio blog) e “off page” (que envolvem fatores que estão fora do seu blog). O que mostrarei neste artigo é um conjunto de técnicas “on page” de forma bastante prática. Em cada item, além da descrição do que deve ser feito, também indicarei, quando houver, um artigo doGerenciando Blog que mostre o procedimento com mais detalhes.
Vamos às dicas!
Dica 0 – Só publique artigos originais
Parece óbvio, mas nunca é demais insistir: só escreva artigos originais em seu blog. Começo por este item como 0 (zero) antes mesmo de começar as dicas, de tão importante que isso é.
Copiar artigos de outros blogs é um desrespeito com o autor, além de acabar com as chances do seu artigo ficar bem posicionado no Google. Escreva sempre artigos escritos por você e que sejam úteis e interessantes.
Mais informações: Que tipo de plagiador você é?
Dica 1 – Inclua palavras-chaves no título dos artigos
O título deve conter as palavras-chave que serão tratadas no artigo. Palavras-chaves são os termos que indicam o que o artigo tratará e que o usuário provavelmente buscará no Google. Pode ser uma frase (“Como comprar um carro usado”) ou apenas palavras relevantes (“carro usado”).
Quanto mais o título se aproximar da expressão que será buscada no Google, mais chances haverá de ficar bem posicionado nas buscas. O tamanho máximo recomendado é de 63 caracteres, para evitar que ele fique cortado ao ser exibido no Google.
Mais informações: Como otimizar o título das suas postagens para o Google
Dica 2 – Utilize “heading tags” para organizar o texto
Devem ser utilizadas “heading tags” para destacar subtítulos da postagem, especialmente em textos longos. Elas são importantes para mostrar ao Google a estrutura do texto e seus tópicos importantes.
Artigos com “heading tags” (como o número das dicas que uso neste artigo) o tornam mais agradável de ler e mais organizado para o leitor.
Mais informações: Uso de heading tags no Blogger
Dica 3 – Atribua marcadores para definir o assunto da postagem
É interessantes atribuir marcadores para separar as postagens por categorias. As categorias também são indicativos para o Google do assunto que é tratado no artigo.
É importante fazer uso correto dos marcadores: muitos blogs utilizam marcadores específicos demais, que só são utilizados em uma postagem, o que desvirtua seu uso.
Mais informações: Utilizando corretamente Marcadores no Blogger
Dica 4 – Inclua as palavras-chaves na URL da postagem
Ao publicar, deve-se personalizar a URL, para que ela contenha as palavras-chaves e outras relevantes do título do artigo. As palavras da URL devem ser separadas por hifens (-). Não devem ser utilizadas letras acentuadas na URL.
Um bom exemplo de URL seria “como-comprar-carros-usados.html”.
Mais informações: URLs personalizadas nas postagens do Blogger
Dica 5 – Preencha os atributos das imagens
Nas imagens, sempre devem ser preenchidas as tags ALT e TITLE. Elas são importantes para mostrar ao visitante e ao Google sobre o que se trata a imagem. Preferencialmente, o nome do arquivo utilizado também deve informar o que é a imagem (por exemplo: “exemplo-carro-usado-mal-conservado.jpg”).
Mais informações: SEO no Blogger: Novidades em imagens e links
Dica 6 – Inclua links para outras postagens do seu blog
Sempre que houver oportunidade, faça links internos para outros artigos do blog. Isso cria relacionamento entre eles e faz com que o leitor permaneça mais tempo no site.
Você pode fazer o link utilizando o próprio título do artigo (como fiz nos itens “Mais informações”) ou usando um termo de busca. Por exemplo: “Veja mais informações sobre links nofollow”.
Dica 7 – Inclua links para postagens em outros sites e blogs
É útil incluir nos artigos links para fontes confiáveis que complementem o texto. O Google vê isso com bons olhos.
O importante é você indicar site e blogs que apresentem conteúdo de qualidade, relacionados aos texto que você está tratando. A indicação de sites com baixa qualidade pode ser prejudicial ao seu blog.
Diferente do que alguns pregam, abandone a ridícula ideia de que “todo link externo deve ser nofollow”. Se você confia no site que está linkando, um link “dofollow” é muito bem vindo e muito bem visto!
Dica 8 – Preencha sempre a descrição do artigo
A descrição do artigo sempre deve ser preenchida, respeitando o limite de 130 caracteres. Deve ser uma descrição que chame a atenção do visitante e o incentive a visitar o artigo.
Como esse pode ser o trecho que o Google exibirá ao seu usuário, é importante caprichar nele. Pode ser a diferença entre conquistar ou não o clique.
Mais informações: SEO no Blogger: Metatags
Dica 9 – Cuide da ortografia e gramática
É essencial que a ortografia e gramática estejam impecáveis. Textos com erros afugentam os leitores e passam uma ideia de descuido e amadorismo.
A ortografia e gramáticas são importantes pois, além de agradarem ao leitor, o Google divulgou uma nota há bastante tempo informando que esse seria um dos fatores de posicionamento.
Mais informações: A Importância do Português Correto
Dica 10 – Deixe os arquivos de imagens com o tamanho mínimo
Cuidado com o tamanho dos arquivos de imagens que são incorporados às postagens. Páginas rápidas têm mais chances de ficarem bem posicionadas nos resultados.
O ideal é que os arquivos tenham a dimensão exata que será exibida no blog. Por exemplo: se você exibirá uma imagem na largura de 600 pixels, o arquivo não deve ter 1200 pixels e ser dimensionado ao exibir. Além disso, use os recursos de compactação dos editores de imagens para deixá-las em tamanho aceitável.
Mais informações: Como descobrir o que deixa seu blog lento
Dica 11 – Use o negrito para destacar trechos importantes
O recurso de destacar frases e palavras importantes com negrito também é uma boa prática de SEO. É uma forma de mostrar ao Google e ao seu leitor trechos que mereçam mais atenção.
Dica 12 – Faça a revisão do seu texto na Ferramenta SEO Blog
A Ferramenta SEO Blog pode ser útil para analisar o artigo antes dele ir ao ar. Em “Site/Blog que o artigo será publicado”, coloque a URL completa que o artigo terá quando for ao ar.
A ferramenta dará indicações de outros pontos que podem ser melhorados para ter melhor posicionamento no Google.
Mas informações: Agora, SEO está ao alcance de todos
Dica Extra – Obtenha links de qualidade para seu artigo
Este não é um critério “on page”, mas é extremamente importante, por isso estou citando-o aqui. A obtenção de bons links para o artigo é fundamental. É importante fazer sua divulgação em redes sociais (especialmente Facebook, Twitter e Google+). Também é importante conseguir links em sites que possuam conteúdo relacionado ao seu.
Mais informações: Como obter backlinks de qualidade para seu blog
Conclusão
Eu não disse que as dicas seriam simples? No fim das contas, foram 14 e não 12 dicas, mas espero que este artigo possa se transformar em um guia que você consulte a cada novo artigo que for escrever em seu blog. Com o tempo, isso se transformará em um processo automático para você.
Você tem alguma dica adicional, ou gostaria de comentar o texto? Deixe um comentário!
E, se você achou o artigo útil, indique-o aos seus amigos! Muitos blogueiros desconhecem esses pontos e perdem a chance de dar destaque aos bons artigos que eles escrevem.
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